Conselho ABT

O Conselho técnico-científico da Academia é composto por especialistas de diferentes áreas do conhecimento que se complementam com o propósito comum de propagar a ciência por trás da Tricologia e Cosmetologia. 

Além de proporcionar trocas de experiências em um ambiente multidisciplinar, o Conselho visa também divulgar ações desenvolvidas em cada uma de suas áreas de atuação, contribuindo para a difusão do conhecimento e da produção técnico-científica internacionalmente publicada.

Cassiano Escudeiro – Especialista em metodologias científicas de claim support – skincare e haircare – Bacharel em química pela Ufscar (universidade federal de são carlos) com mais de 20 anos de experiência em pesquisa clínica trabalhando em empresas como j&j e natura na área de avaliação de produtos – eficácia e segurança. Gerenciamento e implantação de sistema de gestão da qualidade e boas práticas de laboratório. Condução de Mais de 5 mil estudos clínicos em cosméticos, medicamentos, nutracêuticos e produtos para saúde. Especialista em cosmetologia pela Oswaldo cruz e especialista em ciência do cabelo pelo TRI Princeton – NJ – Usa. Responsável pela implementação de boas práticas de laboratório e boas práticas clínicas e certificação iso 17025 pelo inmetro. Autor de inúmeros artigos científicos nacionais e internacionais e projetos pipe junto à fapesp.  Sócio diretor dos laboratórios do grupo ipclin.

Dra. Cibele Castro Lima – Engenheira Química formada pela EEL- USP com extensão em Cosmetologia pela UNESP e Associação Farmacêutica de Araraquara-SP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP, com ênfase em cabelos. Mestre em Ciências na área de controle de qualidade físico-químico de cosméticos. É pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), com projetos voltados para aplicação de técnicas de raios x em análise de cabelos. É especialista em Perícias Criminais pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Tem experiência como perita judicial e assistente técnica. Autora de várias publicações científicas nacionais e internacionais na área de cuidados com os cabelos, cosméticos, química e análises instrumentais.

Dr. Adilson Marinheiro – Bacharel em Química Tecnológica pela Unicamp. Especialista em Engenharia e Inovação – MBA USP/Uniseb. Especialização em Fisiologia Capilar e interação com matérias-primas e produtos cosméticos – TRI Princeton/USA. Pós-graduado em Polímeros e Tensoativos – Unicamp. Técnico em Química – Escola Técnica Padre Anchieta. Gestor de P&D para América Latina do laboratório de P&D – Personal Care na Solvay/Rhodia. Professor de pós-graduação em temas relacionados à Inovação em Tratamentos Capilares. Atua na área de P&D há 18 anos, tendo trabalhado como Especialista e Pesquisador de P&D em empresas como Clariant, Grupo Boticário, Natura e Coty. Membro do Conselho da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

Décio Lopes – Manager Brasil e América Latina do departamento EHN (External Hairdresser Network) em conexão direta com a Alemanha. O departamento se compõe com suporte dos salões e profissionais cabeleireiros, colaboradores e formadores de opinião; orientado pela visibilidade do mercado e necessidades latentes ou sazonais.
Atua há 29 anos em Wella Company como diretor técnico capilar em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com foco em produtos, ferramentas e serviços, na área profissional de beleza e saúde.
Formação acadêmica: graduação em Filosofia e Letras.
Formação profissional Hair Stylist.

Me. Adriana Teixeira Fisioterapeuta, mestre em Ciências pela UNIFESP. Fisioterapeuta dermatofuncional. Experiência clínica há mais de 25 anos em Fisioterapia e Tricologia. Há mais de 19 anos, docente para graduação e pós-graduação na área de saúde, beleza e bem-estar. Diretora da Leduco Clínica Escola.

Dra. Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos – Farmacêutica com mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na University of Strathclyde Glasgow. É professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP onde atua na área de Cosméticos como coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos (NEATEC). Realizou estágio pesquisador visitante na Nikkol – Japão, na Universidade de Paris-Sud, na Evic France, no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Chanel – Paris e na Universidade Le Havre – França. Publicou 150 artigos em periódicos indexados no Brasil e no exterior e mais de 300 trabalhos em anais de eventos científicos. Foi premiada pelos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil e no exterior. Autora de 2 livros publicados no Brasil, 8 capítulos de livros, 4 nacionais e 4 internacionais, 6 patentes – 3 concedidas. Concluiu a orientação de 26 mestrados, 15 doutorados e 90 alunos de iniciação científica (IC). Atualmente orienta 5 doutorados, 2 mestrados e 3 IC. Coordenou e coordena projetos de pesquisa do CNPq e FAPESP, bem como tem vários convênios internacionais com Universidades e Institutos de Pesquisa. É consultora científica no setor produtivo em renomadas empresas cosméticas, membro da CATEC/ANVISA e do Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC.

Dra. Thálita Rodrigues – Médica e Tricologista. Formada em Medicina pela UNIG – RJ. Pós graduada em Dermatologia. Doutoranda em Ciências Biomédicas no Instituto Universitário Italiano de Rosário – IUNIR. Proprietária e Diretora da JM Renaissance – Centro de Excelência em Terapia Capilar, Estética e Saúde Integrativa.

Dra. Chung Man Chin – Graduação em Farmácia Bioquímica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP-Universidade de São Paulo e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP. É Professor Associado (Livre-docente) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Araraquara. Tem experiência em Inovaçâo Tecnológica no planejamento de NOVOS FÁRMACOS (área de química farmacêutica e medicinal), atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e síntese de pró-fármacos e novos compostos antimicrobianos, antiinflamatórios e para tratamento de doenças negligenciadas, principalmente a Doença de Chagas, hanseníase, esquistossomose, malária, tuberculose e anemia falciforme. Foi coordenadora do Lapdesf – Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos da FCF/UNESP. (2000-2019). Participou do projeto Rede Nanobiotec 2008 e projetos de pesquisa de cooperação Indústria Farmacêutica/Universidade desde 2003, no planejamento de novos fármacos com produção de patentes concedidas.nos EUA, Comunidade Européia.e China. Tem proferido palestras e cursos como professor convidado em Congressos Nacionais e Internacionais (Índia, Grécia, Rússia, Egito), cujos contatos geraram parceria em pesquisa e intercâmbio de pós-graduandos com a Universidade de Freiburg (Alemanha), Vrijet Universitet – Bruxelas (Bélgica), Universidad de la República – Montevidéu (Uruguai), Universidad Nacional de Salta (Argentina) e Universiy of Ohio (EUA) e University of London (UK). É orientador (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da FCF-Unesp, supervisor de pós-doutorado, Pesquisadora do Departamento de Medicina e Coordenadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto, desde 2019.

Deseja mais informações sobre nossos treinamentos de formação?

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas ou nos faça uma visita.